História

Prologo

Em algum verão da primeira metade da década de 80, na praia de Oasis Sul, Léo Bülow, por mera diversão, criou “Safari” um adventure em um TK82-C, com uma poderosa expansão de memória de 16Kbytes, ligado a uma tevê em preto e branco. O jogo não foi comercializado, foi apenas distribuido em fita cassete para alguns amigos, “proto-nerds” que tinham computadores pessoais àquela época.

Espaço Informática

A primeira empresa de informática de Venâncio Aires-RS, foi fundada por Léo e Cleci Bülow em 1990. A empresa desenvolvia softwares oferecia cursos e comércio de computadores e suprimentos.

Em 1998, Augusto Bülow, informata e Gustavo Bülow, arquiteto, filhos dos fundadores, transformaram a empresa em uma das primeiras desenvolvedoras de jogos digitais do Brasil. Entre 1998 e 2008, a empresa desenvolveu nove jogos digitais que foram publicados em diversos países em uma época onde os lançamentos não eram mundiais, mas licenciados separadamente em cada país e distribuídos em mídias físicas como CDs e DVDs.

A primeira produção foi acadêmica, o trabalho de conclusão de curso de Augusto, na UNISC, em Santa Cruz do Sul (RS), em 1998 foi o jogo digital “Abdução”.

O primeiro jogo desenvolvido profissionalmente, entre 1999 e 2000, Hades2, é um shooter sci-fi. Uma produção independente que foi lançada no Brasil, Grã-Bretanha, México, Argentina, Emirados Árabes Unidos.

O segundo título, Christmas Magic, é um jogo infantil de temática natalina, um simulador de vôo de trenó, desenvolvido sob encomenda da empresa inglesa Incagold. Foi  lançado no Brasil e na Inglaterra, em 2001.

tela8

Matchball Tennis ou WTC, o terceiro título é um simulador do esporte tênis. Matchball teve um enfoque especial na vida do tenista, além do jogo de tênis propriamente dito. Produção independente, foi distribuído no Brasil, Alemanha, EUA, Austrália, Itália, Polônia e Rússia, em 2002.

Em 2004, foi criado Der Pferderennstall, também conhecido como Mijn Reenparden ou Joquei Clube. Um jogo de estratégia, simulador de gerenciamento de um haras de cavalos de corrida. Desenvolvido sob encomenda da empresa alemã Caipirinha Games, foi distribuído no Brasil, Alemanha, Suíça, Áustria, França, Itália, Austrália, Holanda e Grã-Bretanha.

imag02

“Winguel” ou “Mars To Earth”, é uma coleção de mini-jogos infantis baseada em um alienígena, personagem/marca próprio. Produção independente, de 2005, foi distribuída na Grã-Bretanha, Holanda e Alemanha.

Em 2006, foi lançado Thoroughbred Tycoon, na Grã-Bretanha, Das Vollblutgestut, na Alemanha e Championship Horse Trainer, na frança. Um simulador de criação, treinamento e corrida de cavalos de corrida. Em 3ª pessoa. Desenvolvido sob encomenda da empresa inglesa Incagold.

Ainda em 2006 foi lançado, nos EUA, “Newton Monkey Business Ping Pong”, um simulador de tênis de mesa para uso com o controle Falcon, sob encomenda da empresa norte-americana Novint.

Também sob encomenda da empresa Novint, em 2007, foi lançado, nos EUA,“Feelin’ it Golf”, um simulador do esporte Golf para uso com o controle Falcon.

Em 2007, foi lançado nos Estados Unidos, França, Alemanha e Holanda, “Farm Vet – Mission Veterinaire”, um simulador em 3ª pessoa, onde o jogador é um aprendiz de veterinário. O jogo foi desenvolvido sob encomenda da empresa norte-americana Legacy Interactive.

Desde 2008, a produção de jogos digitais continua na empresa Invent4 Entertainment, dirigida por Augusto Bülow. Autora dos jogos Razor2: Hidden Skies(2010), O Eleito (2010), Bridge Project (2012), ABCW: Winguel e os Animais (2013) e dos polêmicos sucessos Bad Rats (2009) e Bad Rats Show(2016).

Gustavo Bülow é hoje coordenador da Editoria de Arte da RBS TV, afiliada da Rede Globo no RS, onde colaborou para o desenvolvimento dos mini-games Costela e Bergamota (2015), O Combate da Ponte da Azenha (2015) e Arremesso de Queijo (2016).

Além de suas atuais atividades no desenvolvimento de jogos e televisão, os ex-sócios da Espaço Informática são hoje professores de cursos de jogos digitais em universidades da grande Porto Alegre.